terça-feira, 4 de janeiro de 2011

homem vs velhice

Tenho pensado em diversas coisas, mas uma mexe surpreendemente com meus pensamentos.
No futuro, como serei ? Será que eu vou envelhecer e ficar aquelas velhinhas que fazem tricô, será que vou seguir as formas de minha avó ou será que serei posta dentro de um desses centros de recuperação de idosos ? E meus netos, como serão ? Quantas pessoas não se perguntam isso não é. e quantas não acham sequer, nenhuma, resposta. Um idoso não é um objeto e o ser humano vem lutando contra isso há algum tempo. Ridicularizando a geração que fez com que o hoje realmente acontecesse dessa forma. Afinal, sem seus avos, hoje você existiria ?
É desde o jardim de infância que criamos dentro de cada um a personalidade e o caráter, e também é lá que ensinamos as etapas da vida. O nascimento - dádiva de Deus. Crescimento- aperfeiçoamento da maturidade. Velhice - período composto por inúmeras experiências. Morte- fatalidade universal. Nenhuma das quatro grandes passagens exclui um ser, ou deixa capaz de não participar de uma delas. E não é diferente com o envelhecimento.

"O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação.
Nasce como a flor e murcha; foge como a sombra e não permanece;" (Jó 1:1 e 2)

(Tá tudo bem, pode ser que a morte resolva te dar um oi mais rápido do que o esperado, ai sim, você não participa, mas caso contrário, você conta também. )
Ser velho não significa dar trabalho. Tudo bem que tem vezes não precisam de ajuda, mas isso não caracteriza-nos incapazes. Mas como na infância.. quer dizer então que você aprendeu a tomar banho sozinho, comer, andar e tudo com dias de nascido ?! ÓBVIO que não. Precisou também de certos cuidados e ajudas de seus pais e dos pais dele, seus avos.
A geração futura está pouco se importando com o que pensam essas pessoas, quer dizer... (melhorando a minha frase) eles se importam mesmo ? Acho que não né.
Mas por quê ?
Até que de vez em quando eu mesma pergunto se estou certas em determinados aspectos referentes a eles. Minha vó, por exemplo, tem vezes que acho que pego pesado, mas do fundo me bate um dor, que eu só consigo pensar: e no dia em que ela se for, uma vez que isso é o natural ?! Como vai ficar meus pensamentos e arrependimentos. Ela é tão especial e importante pra mim. é tão amiga e carinhosa, não posso ser esse mostro e nem trata-la mal, porque um dia ela me fará uma gigante falta .
Ok, eu não tenho a Paciência de José. mas aloow, velhice não é doença não. Vai dizer que você não gosta do colo da vovó, ou nunca teve uma história legal pra contar com o seu avô?!
Trate-os bem. Afinal, tudo o que eles mais pensaram no passado, era fazer um mundo melhor pra você. E pense que um dia, você também ficará velho e quem sabe não vai gostar de uma pessoa que o trate bem. Não deixe de fazer por eles, o que eles sempre fizeram por você porque um dia pode ser tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário